- Área: 263 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Emily Bartlett
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Merton foi desenhada pelo escritório Thomas Winwood Architecture em colaboração com Kontista + Co. O projeto amplia a casa vitoriana em uma esquina. A reinterpretação das aberturas, a escala e a disposição dos espaços internos criam uma cozinha contemporânea e espaços de estar na parte posterior da residência.
A parede de madeira curvilínea escura e manchada segue na linha da fachada e cria uma sombra da casa original que se encontra discretamente no jardim. Uma grande abertura envidraçada curva, duas grandes janelas de correr e banquetas nas áreas da cozinha e de estar criam uma organização contemporânea onde os residentes podem se sentar ao sol e observar o jardim.
O posicionamento das aberturas permite que o sol entre desde da manhã até a tarde em todos os espaços de estar. A luz filtrada através das árvores entra desde diferentes aberturas no mesmo espaço criando sombras mutáveis que marcam o passar do tempo ao longo do dia e traçam a disposição funcional dos espaços.
Respeitando o caráter patrimonial da edificação, o anexo é visto da rua como uma faixa de madeira escura fazendo com que a casa existente defina o caráter primário da propriedade. Paredes de grande espessura criam aberturas profundas, escondendo o depósito e abrigando a lareira.
Uma nova cobertura de ardósia e pisos de carvalho instalados ao longo de toda a casa unem o velho e o novo e conectam o piso, uma vez independente, e a garagem na parte posterior da propriedade criando uma moradia funcional e unificada.
A sala de estar e a cozinha americana reorientam os espaços internos e substituem uma série de dormitórios separados para permitir a entrada de luz e circulação do ar, possibilitando uma conexão estreita com o jardim. Os interiores são enriquecidos pela luz, a sombra e as vistas aos jardins adjacentes através da orientação e o desenho de novas aberturas precisas. Materiais de qualidade enaltecem a fabricação artesanal e materialidade visível na casa existente.
A utilização de vidros duplos, persianas elétricas ocultas, paredes bem isoladas e novas coberturas dispostas nos espaços de estar criam uma orientação mais desejável ao norte e capturam o sol ao leste. Claraboias sobre o estúdio e banheiro proporcionam iluminação natural nas partes que antes eram as mais escuras. Pintura de baixa emissão de VOC, faixas de iluminação LED, certificação FSC, eletrodomésticos que economizam energia são alguns detalhes que incluem a preocupação ambiental na casa existente.
Ao trabalhar em colaboração com o construtor durante a realização da obra foi possível alcançar um alto nível de detalhamento. A integração do novo com o antigo se deu através de uma sequência espacial e uma escala harmoniosa dos espaços.
Respeitar, reinterpretar e revitalizar o caráter de patrimônio em um desenho contemporâneo. Através de um estudo aprofundado sobre a casa vitoriana existente, o projeto é uma reinterpretação inovadora das qualidades e características que são estimadas na arquitetura original.
A massa, a forma e a presença do original continuam através da parede curvilínea de madeira escura que se torna um gesto simples e discreto, mas deliberado e seguro.
A Residência Merton foi ganhadora da categoria residencial no Architeam Awards 2014.